Menu

Blog

22.10.2019 - Categoria: Dicas, Inspiração

A influência das cores nas paredes dos ambientes

A pintura da casa vai muito além da escolha da cor, esse acabamento pode interferir até mesmo na decoração dos ambientes.

Escolher a cor das paredes é um importantíssimo passo, que determinará toda a decoração. A cor é vital para fazer com que um ambiente pareça mais amplo, alegre, luminoso, quente, além de deixá-lo mais atraente. Por exemplo, as cores claras criam a ilusão de um ambiente maior, já que elas refletem a luz. Já as cores escuras dão uma sensação de espaço menor. As cores frias como o azul celeste, o lilás ou o verde-claro nas paredes opostas àquelas que se deseja ampliar, também aumentam a ilusão sobre o tamanho do ambiente. Para que o teto pareça ser mais alto, a dica é utilizar cores mais claras, de preferência o branco.

  • Amarelo: Um ambiente pintado com esses tons desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros, já que são capazes de criar ambientes com energia. Combina bem com madeiras claras e enfatiza as escuras.
  • Laranja: Com a luminosidade do amarelo e a impulsividade do vermelho, a cor laranja ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fadiga. Realça a beleza das madeiras, as fibras vegetais e o couro. Por ser tão versátil, encaixa-se bem em todo tipo de estilo e em qualquer cômodo.
  • Vermelho: A cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e o desejo de ação. Transmitem dinamismo e pode ser usada, inclusive, em quartos infantis.
  • Azul: Por seu efeito relaxante e tranquilizador, é perfeito para pintar as paredes de dormitórios, escritórios e salas de refeições diárias. Em qualquer tonalidade harmoniza com peças pintadas em branco e ressalta madeiras claras.
  • Lilás e rosa: A cor rosa representa a beleza e a ingenuidade, ainda que em suas tonalidades escuras se torna mais sofisticado. A lavanda, por outro lado, é a cor da cordialidade e da delicadeza. Com matizes semelhantes, acerta-se em dormitórios infantis e em espaços decorados com móveis brancos.
  • Branco: É um dos mais utilizados na hora de pintar os espaços pequenos ou com pouca luz natural, como corredores e halls de entrada, pois reflete a luz e dá a sensação de ampliar o espaço. Passa o sentimento de infinito e estimula a imaginação criativa.
  • Creme e bege: Podem ser quentes ou frias, depende da cor que for associada. Elegantes, possuem um efeito calmante, o que as tornam perfeitas para decorar as paredes de salas e dormitórios. De qualquer forma, pela sua neutralidade, encaixam bem em qualquer cômodo e estilo.
  • Tons terra: Se associam a pessoas realistas, muito seguras de si e simbolizam a conexão com a natureza. Em todas as suas variedades, areia, argila, terra, terracota, estas cores quentes recriam salas e dormitórios naturais e frescos ou cozinhas e banheiros sóbrios e originais.
  • Preto: É a cor que menos reflete luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas, porque pode expressar agressividade.